Aplicações

Medição de Forças

As células de carga são estruturas mecânicas, planejadas à receber esforços e deformar-se dentro do regime elástico a que foram planejadas.
São utilizadas para tração ou compressão, medindo esforços em prensas, cabos, máquinas de ensaio, dinamômetros e uma infinidade de outras, sempre que a medição de força for necessária, quer ela seja peso ou não.

 

Sistemas de Pesagem

Pesagem de Tanques, Silos, Misturadores e Reatores.
Outra aplicação frequente é na pesagem de tanques ou silos, que permite um controle muito preciso do material recebido em estoque e descarregado pelo reservatório.
Neste caso especial, cuidado deve ser tomado com as escadas, tubulações e eletrodutos; as primeiras não devem interconectar o reservatório ao solo e as duas últimas disporem de conexões flexíveis e, se possível, largo segmento horizontal que assegure a maior elasticidade possível diante do deslocamento vertical do reservatório.
Sempre que possível, deve-se utilizar três células de carga para uma distribuição mais uniforme da carga (o quarto apoio é geometricamente redundante) e, preferencialmente, elas devem estar situadas acima do centro de gravidade, de forma a tornar o sistema autocentrante.
Finalmente, em muitos casos que exista ação de ventos ou estruturas muito altas ou existência de agitadores, deve-se prever tirantes de segurança limitantes ao deslocamento.

Dosagem
Equipamentos de dosagem é outra aplicação importante de células de carga, em que uma determinada fórmula de mistura é estabelecida através de set-points na instrumentação, que comandará a abertura e fechamento das válvulas, cada vez que retirada uma determinada quantidade de material de cada reservatório.
Neste caso, o princípio da dosagem pode ser “contínua” (com as células de carga instaladas em cada reservatório, subtraindo o valor descarregado do mesmo), ou por “batelada” (em que as células de carga ficam instaladas em um reservatório auxiliar, no qual os tanques, um de cada vez, descarregam o material adicionando valores de acordo com uma fórmula pré-definida).
Na escolha do método de dosagem contínuo ou de batelada, deve-se levar em consideração a precisão necessária do sistema, que é definida como o erro admissível do componente de menor peso na fórmula.
Obviamente que o processo por batelada conduz a uma maior precisão absoluta, dado que a capacidade nominal das células de carga que o suportam é menor do que as instaladas nos reservatórios.
Por outro lado, o uso do sistema contínuo permite o controle do nível dos reservatórios que o compõe.

 

Balanças

Balanças Rodoviárias
A aplicação de células de carga, por exemplo, em balanças rodoviárias, principalmente quando associadas a sistemas computadorizados, permite controle de fluxo de mercadorias a granel nos estabelecimentos industriais com a memorização do peso vazio dos veículos e a possibilidade de obtenção de até dez mil divisões da capacidade nominal da balança.


Diversas soluções de dispositivos de montagem para células de carga (suportes articulados) inclusive para balanças de veículos já foram desenvolvidas, os quais permitem liberdade de deslocamento para a plataforma, deixando a célula de carga inteiramente livre para receber unicamente a força vertical da carga aplicada.

Balanças Comerciais Eletrônicas
A mais popular aplicação de células de carga é nas balanças comerciais eletrônicas.
Elas utilizam uma célula única, especialmente desenvolvida para suportar, sem prejuízo de medição, um esforço de torção, decorrente da carga, eventualmente, colocada na extremidade do prato.

Outros tipos de Balanças

  • Big Bags
  • Precisão
  • Carga Viva
  • Tendal
  • Plataforma para pesagem de Big-bags
  • Analíticas/Precisão
  • Balanças para pesar carga viva(animais)
  • Tendal (suspensa)
  • Eletrônicas de bancada e de piso/plataforma
  • Dinamômetros

 

Pesagem Embarcada em Caminhões

 

Controle de Sobrecarga em Gruas, Guindastes e Elevadores de Carga

Eixos Dinamométricos:

Eixos